Os contratos de parceria público-privada (PPP) de iluminação pública é um modelo de colaboração entre o setor público e o setor privado, no qual ambos trabalham juntos para fornecer um serviço à população. Normalmente é um contrato de longo prazo entre a Prefeitura e uma empresa privada para modernizar, ampliar e dar manutenção no parque de iluminação pública.


Na PPP, o setor privado é responsável pela construção e manutenção do projeto, enquanto o setor público é responsável por supervisionar o projeto e garantir que atenda às necessidades contratuais. Geralmente o poder público contrata um Verificador Independente (VI) para auxiliá-lo na supervisão e manutenção do contrato.


O VI é contratado para realizar uma análise completa da iluminação pública existente, incluindo as condições das luminárias, parâmetros luminotécnicos, eficiência energética do sistema, além de realizar uma análise objetiva e imparcial para determinar se informações, dados ou evidências são precisos, confiáveis e objetivos.


Os verificadores independentes geralmente têm conhecimento especializado e experiência no campo em que estão trabalhando, o que lhes permite avaliar criticamente a informação e identificar qualquer viés ou informação enganosa. Eles também devem manter uma postura objetiva e imparcial em relação à informação que estão verificando.


A IP Light tem profissionais experientes e capacitados na área de iluminação pública que prestam serviços de Verificador Independente, além de realizar medições e verificações em campo, a IP Light é capacitada para fazer análises críticas, elaborar relatórios, desenvolver metodologias e dar um parecer técnico para empresas e órgãos públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *