O mercado de iluminação pública vem sofrendo alterações nos últimos anos. Após o desmembramento das atribuições dos serviços de manutenção da iluminação pública das distribuidoras para as prefeituras municipais, os contratos de Parceria Público-Privada (PPP) ganharam força em todo o país. Segundo o Estadão, os contratos desse tipo devem registrar recorde em 2023, impulsionados principalmente pelo período pré-eleitoral nos municípios. Além disso, existem 140 projetos em andamento no país, o que indica que o segmento está bastante ativo.

De acordo com o Guia Prático de Estruturação de Projeto de PPP de Iluminação Pública, a diferença do modelo de contratos de PPP para os modelos tradicionais é que a remuneração é baseada na performance, por isso elas buscam medir a qualidade final da prestação de serviços, desta forma, todas as PPPs devem possuir um Sistema de Mensuração de Desempenho (SMD), cujo objetivo é definir os critérios e métodos de aferição do desempenho dos serviços prestados pela concessionária.

A IP LIGHT possui um portfólio voltado para os contratos de PPP de iluminação pública. De acordo com o CEO Eustáquio Fernandes Júnior, a empresa tem grande know how quando o assunto é Sistema de Mensuração de Desempenho. Além de elaborar modelos de relatórios para as concessionárias, a empresa também é capaz de aferir em campo os indicadores presentes nos contratos de PPP como: medições luminotécnicas – iluminância e luminância, aferições de conformidade do cadastro de iluminação pública, indicadores de telegestão, indicadores de disponibilidade, entre outros. A empresa hoje tem parceria com a concessionária ENGIE na cidade de Uberlândia e realiza trimestralmente as aferições em campo do SMD. “Essa parceria entre ENGIE e IP Light beneficia ambos os lados, pois conseguimos entregar resultados de qualidade e compatíveis ao produto que estamos oferecendo a população, analisar o SMD e propor melhorias contínuas, além de contar com mão de obra qualificada que nos auxiliam nas medições” – Allan Arantes – Coordenador de Contratos da ENGIE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *